Terceirizar serviços de TI para reduzir custos e aumentar a produtividade

Muito se fala sobre as vantagens de terceirizar o TI e, com certeza, você já deve ter ouvido sobre essa possibilidade, não é mesmo? Mas quais são as reais vantagens de delegar as responsabilidades internas de tecnologia para uma empresa parceira?

Mesmo que alguns gestores ainda não se sintam seguros para entregar boa parte, ou até mesmo toda a gestão de seus processos internos por meio de um acordo, uma empresa especializada pode prover diversos benefícios para o seu negócio.

Para demonstrar no que consiste essa prática e quais são as vantagens para a sua empresa, nós criamos este post explicativo. Continue conosco até o final e confira as respostas para as suas dúvidas! Vamos lá?

O que é a terceirização da TI?

A falta de recursos financeiros e humanos é um dos principais problemas das empresas com relação à tecnologia. Diante do fato de que setor de TI se tornou um departamento estratégico fundamental para a competitividade das companhias, investir em tecnologia é essencial para o crescimento e desenvolvimento de um negócio.

Porém, as pequenas e médias organizações não possuem recursos suficientes para realizar investimentos diretos em tecnologia, o que acaba por deixá-las para trás. Nesse contexto, surge uma alternativa para viabilizar a modernização e aumento da competitividade dessas companhias.

Também conhecida como outsourcing, a terceirização dos serviços de TI consiste em entregar para uma empresa parceira a gestão de todos ou parte dos serviços de tecnologia da informação de seu negócio.

Existem vários graus de terceirização, desde a entrega de apenas alguns pequenos serviços até a contratação de um outsourcing que seja responsável por prover toda a TI para uma empresa.

Com isso, pequenas e médias companhias podem agregar soluções de tecnologia junto às suas atividades, contando com uma infraestrutura moderna de TI e competindo com as grandes organizações, mesmo com pouco orçamento.

Quais as vantagens de terceirizar o TI?

O outsourcing de tecnologia da informação vem crescendo no mundo todo. Isso é resultado de todas as vantagens que o modelo tem para oferecer às empresas. Entre os principais benefícios de quem opta pela terceirização, estão:

Redução de custos

Em tempos em que ouvimos muito a palavra “crise”, reduzir custos é uma obrigação para qualquer gestor na busca por melhorar sua competitividade. Menores gastos impactam diretamente na rentabilidade das empresas, maximizando o lucro. Esses valores podem ser revertidos para o crescimento do negócio, sendo capazes de fazer de um pequeno empreendimento, uma grande companhia.

Um problema enfrentado pelas pequenas empresas nessa situação são os altos salários dos profissionais de TI, além de ainda existirem os encargos trabalhistas, que devem ser considerados, custos para a realização de seleções, entre outros pontos que encarecem as contratações.

Implantar uma infraestrutura de TI é outro ponto a ser verificado na hora de optar por terceirizar a tecnologia da informação. Servidores, softwares e equipamentos de rede são apenas alguns dos itens que fazem parte do ambiente e demandam grandes investimentos.

Com a terceirização, a empresa pode ter acesso a profissionais qualificados e tecnologia de ponta mesmo sem um grande orçamento. O contrato de outsourcing permite que o negócio utilize esses recursos pagando somas bem inferiores.

Melhoria da produtividade

O setor de TI pode ser muito mais participativo dentro da empresa e oferecer ferramentas que podem auxiliar as outras áreas na melhoria da produtividade.

Ao optar por um serviço de terceirização de seu setor de TI, sua empresa terá acesso aos melhores profissionais disponíveis no mercado. Isso porque, por serem colaboradores especializados, envolvidos nos mais diversos projetos, acabam por adquirir um know-how diferenciado que pode ser utilizado a seu favor.

Como um outsourcing atua com diversos clientes, é comum que os profissionais dessas empresas já tenham enfrentado todo tipo de adversidade. Sendo assim, os desafios da sua empresa podem ser solucionados rapidamente por esses profissionais, implementando ferramentas de amplo uso em outras companhias e que podem melhorar os resultados de seu time.

Foco no negócio

Um desafio constante das equipes de TI internas é buscar por novas tecnologias e apoiar os serviços das outras áreas enquanto mantêm respostas às diversas demandas de serviços.

Na maioria das pequenas empresas, a equipe de TI é bem limitada em relação a recursos humanos e, com isso, não tem condições de apoiar de forma estratégica as atividades de negócio enquanto atende os processos básicos de TI, como manutenção de software e hardware.

Uma saída é a terceirização de todas as pequenas rotinas. Com isso, seus profissionais podem se dedicar exclusivamente ao negócio principal da empresa para propor melhorias eficientes.

Facilidade de inovação

Um setor de pesquisa e desenvolvimento é responsável por buscar e desenvolver tecnologias que possam melhorar os resultados de uma empresa, porém, profissionais internos estão sempre ocupados auxiliando os demais colaboradores em suas demandas. Por isso, não contam com tempo para a busca e teste de novas ferramentas.

Os profissionais de um outsourcing, por outro lado, têm um know-how especializado, construído pela participação em diversos projetos, e podem propor soluções que se adéquem a todas as necessidades de sua empresa.

Garantia de qualidade

Ao escolher como solução a contratação de um outsourcing de TI, sua empresa tem acesso a muito mais qualidade em suas soluções de tecnologia da informação. Isso porque as empresas terceirizadas de TI têm um foco em expertise, permitindo, assim, que os serviços estejam sempre prontos para uso — garantindo operabilidade em todos os momentos.

Como escolher um parceiro?

Você já conhece as vantagens de investir em um outsourcing, mas como realizar a escolha de um bom parceiro? Para isso, é preciso estar atento a algumas questões muito importantes. Entre elas, estão:

Atendimento

É preciso observar como funciona o atendimento às demandas que é ofertado pela empresa terceirizada. Qual o tempo de resposta para os problemas, quais os canais de atendimento disponibilizados, entre outros pontos.

Reputação

Na hora de escolher por uma empresa de outsourcing de TI, busque indicações e referências a seu respeito junto a clientes que fazem uso de seus serviços, para entender como ela realmente funciona.

Conhecimentos

Nem todas as empresas contam com profissionais com as qualificações necessárias para as suas demandas. É preciso verificar quais são as competências da empresa antes de realizar a contratação.

Chegamos ao fim deste post e esperamos que você tenha entendido todas as vantagens de terceirizar o TI de sua empresa e como essa prática pode melhorar seus resultados e competitividade.

Fonte: https://www.suprivix.com.br/
Foto: Freepik

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