Os benefícios da tecnologia nas empresas

Os benefícios da tecnologia têm sido percebidos nos diversos setores da sociedade, tais como a área da saúde, educação, economia, nas empresas públicas, privadas e no terceiro setor.

No ambiente corporativo, os recursos tecnológicos facilitam os processos, integram os setores, ajudam na capacitação de equipes, melhoram o desempenho profissional dos colaboradores, entre outras vantagens.

Um dos principais objetivos de se investir em tecnologia nas organizações é melhorar as relações entre os colaboradores, a comunicação entre os setores e a gestão da empresa como um todo. Isso porque os esforços de uma equipe que trabalha em harmonia são refletidos na alta produtividade, na redução de erros, na agilidade dos processos, assim como na motivação de colaboradores.

Para se ter uma ideia, um estudo feito pela Universidade da Califórnia apontou que um trabalhador feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em relação aos demais.

Os benefícios da tecnologia nas empresas

Um dos principais desafios das empresas atualmente é manter um ambiente que seja produtivo, harmonioso e que tenha rentabilidade.

As inovações tecnológicas facilitaram o acesso a esse ambiente, pois possibilitaram o surgimento de ferramentas que facilitam a comunicação, os processos e a gestão.

Os reflexos disso são um melhor aproveitamento do tempo, a entrega de resultados otimistas e até mesmo agrega a qualidade de vida dos colaboradores, algo tão priorizado nos dias de hoje.

Confira algumas vantagens da tecnologia nos ambiente corporativos:

Redução de custos

Um dos maiores benefícios da tecnologia é a redução de custos. Programas e softwares que ajudam no controle de mercadorias, na verificação de produtos, comunicação entre funcionários e consumidores, gestão financeira e no desempenho dos colaboradores são fundamentais para diminuir erros.

Com o auxílio de ferramentas tecnológicas é possível otimizar a organização financeira. A empresa passa a ter controle sobre os gastos e detecta possíveis falhas que possam estar trazendo prejuízos. Dessa forma, analisa-se o corte de excessos e a distribuição adequada dos recursos.

Aumento da produtividade

Ficar horas sentado na frente de um computador realizando trabalhos monótonos ou até mesmo atividades complexas pode influenciar negativamente na produtividade do indivíduo.

Por isso, a utilização de programas e softwares de gestão de projetos e tarefas, como o Asana, pode dinamizar o trabalho em grupo, reduzindo o tempo gasto com tarefas simples. Dessa forma, o trabalhador se sente estimulado a criar estratégias para melhorar sua performance.

Outra vantagem é a diminuição dos falhas causadas pela baixa produtividade e dificuldade de execução de alguns processos. Nesse caso, as chances de surgir a necessidade de refazer uma atividade são bem menores.

Acompanhamento de processos

Algumas ferramentas permitem que os gestores acompanhem as tarefas que estão sendo executadas por todos os departamentos da empresa. Assim, é possível ter um controle sobre as demandas e avaliar se as atividades estão sendo executadas corretamente.

Mensuração de resultados

A mensuração de resultados por meio de ferramentas tecnológicas tem sido uma grande aliada de gestores em relação à tomada de decisão. Isso porque é possível saber quais estratégias estão trazendo bons resultados e quais devem ser readaptadas para um mais sucesso.

Google Analytics é uma dessas ferramentas, que ser gratuita e, ao mesmo tempo eficiente, é utilizada por empresas do mundo inteiro, já que gera dados detalhados sobre o desempenho de sites, por exemplo.

Desenvolvimento profissional da equipe

Os gestores buscam para as suas empresas pessoas que sejam capacitadas, proativas, engajadas e que contribuam na geração de lucros. Com ajuda de softwares e sistemas, o departamento de Recursos Humanos pode detectar novas habilidades nos colaboradores, assim comom acompanhar o seu rendimento e estabelecer uma cultura de feedbacks.

Melhoria na comunicação interna

A comunicação entre o público interno de uma empresa, ou seja, seus times, é fundamental para otimizar os resultados. Desse modo, utilizar ferramentas tecnológicas como intranet, redes sociais e e-mails para divulgação de notícias, informativos, ações e campanhas pode aproximar as áreas e engajar equipes.

Atendimento ao cliente

Com a mudança no comportamento dos consumidores, cada vez mais exigentes quando se trata de atendimento, os gestores estão investindo em tecnologias que os aproximem e fidelizem.

A intenção é resolver os problema dos consumidor com mais agilidade, e, assim, evitar insatisfação. Além disso, por meio de diversos recursos, como chatbots, redes sociais e e-mails marketing, é possível criar relacionamentos sólidos e positivos, os quais promovam a esperada fidelização.

Exemplos de uso da tecnologia nas organizações

Depois de conhecer alguns benefícios da tecnologia no ambiente corporativo, você deve estar se perguntando: quais inovações tecnológicas estão sendo utilizadas por empresas para ter sucesso  nos dias de hoje? Listamos 3 delas. Confira:

  • Big Data, que se trata de um grande volume de dados obtidos por meio da tecnologia. Por sua vez, depende de recursos de armazenamento e análise que consigam suportar todas as informações, de modo com que não seja necessário o investimento em servidores físicos;
  • Computação em nuvem, que nada mais é do que o armazenamento de dados na internet. Essa, inclusive, é uma das principais soluções quando se trata do armazenamento de informações obtidas pelo big data. Entre as vantagens estão a flexibilidade, a escalabilidade, os investimentos acessíveis e a segurança da informação;
  • Inteligência Artificial, uma área da Ciência da Computação que trabalha com sistemas e equipamentos capazes de simular a capacidade humana de raciocinar e realizar tarefas. O recurso vem sendo utilizado amplamente em processos de gestão, atendimento ao cliente, entre inúmeros outros processos.

    Fonte: https://www.conteudoinboundmarketing.com.br/
    Foto: Freepik
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