A infraestrutura de tecnologias da informação ou a infraestrutura de TI refere-se a um conjunto de componentes necessários para a operação e gerenciamento de serviços de TI corporativos e ambientes de TI.
Por que a infraestrutura de TI é importante?
A tecnologia permite realizar quase todos os aspectos dos negócios atualmente, desde o trabalho de um funcionário individual até as operações e bens e serviços. Quando a rede é estabelecida de maneira adequada, a tecnologia pode ser usada de maneira otimizada a fim de melhorar a comunicação, criar eficiências e aumentar a produtividade.
Se uma infraestrutura de TI for flexível, confiável e segura, ela pode ajudar uma empresa a cumprir suas metas e proporcionar vantagem competitiva de mercado. Caso contrário, se uma infraestrutura de TI não for implementada adequadamente, as empresas poderão enfrentar problemas de conectividade, produtividade e segurança, como interrupções do sistema e violações. De modo geral, ter uma infraestrutura devidamente implementada pode ser um fator para saber se um negócio é rentável ou não.
Com uma infraestrutura de TI, uma empresa pode:
- Proporcionar uma experiência de cliente positiva, fornecendo acesso ininterrupto ao seu website e loja on-line.
- Desenvolver e lançar soluções para o mercado rapidamente.
- Coletar dados em tempo real para tomar decisões rápidas.
- Aumentar a produtividade do funcionário.
Como funcionam os componentes da infraestrutura de TI?
Os componentes da infraestrutura de TI são feitos de elementos interdependentes, e os dois grupos principais de componentes são hardware e software. O hardware usa software como um sistema operacional para trabalhar. E, da mesma forma, um sistema operacional gerencia recursos do sistema e hardware. Os sistemas operacionais também fazem conexões entre aplicativos de software e recursos físicos usando componentes de rede.
Hardware
Os componentes de hardware podem incluir:
• Computadores desktop
• Servidores
• Data centers
• Hubs
• Roteadores
• Comutadores
• Instalações
Software
Os componentes de software podem incluir:
• Content management systems (CMS)
• Gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM)
• Planejamento de recursos corporativos (ERP)
• Sistemas operacionais
• Servidores da web
Instalações
Instalações ou plantas físicas fornecem espaço para hardware de rede, servidores e data center. Isso inclui também o cabeamento de rede em edifícios de escritórios para conectar os componentes de uma infraestrutura de TI.
Rede
As redes são compostas por comutadores, roteadores, hubs e servidores. Os comutadores conectam dispositivos de rede em redes de área local (LAN) como roteadores, servidores e outros comutadores. Os roteadores permitem que dispositivos em LANs diferentes se comuniquem e transfiram pacotes entre redes. Os hubs conectam vários dispositivos de rede para atuar como um único componente.
Servidor
Um componente de hardware principal necessário para uma infraestrutura de TI corporativa é um servidor. Servidores são basicamente computadores que permitem que vários usuários acessem e compartilham recursos.
Sala de servidores/data center
Organizações armazenam vários servidores em salas chamadas salas de servidores ou data centers. Data centers são o núcleo da maioria das redes.
Tipos de infraestruturas
Os dois tipos primários de infraestrutura de TI são a infraestrutura tradicional e a infraestrutura em cloud.
Infraestrutura tradicional
Uma infraestrutura de TI tradicional é composta pelos componentes de hardware e software comuns: instalações, data centers, servidores, computadores desktop de hardware de rede e soluções de software de aplicativos corporativos. Geralmente, essa configuração de infraestrutura requer mais energia, espaço físico e dinheiro do que outros tipos de infraestrutura. Uma infraestrutura tradicional é normalmente instalada no local para uso exclusivo da empresa ou privado.
Infraestrutura em cloud
Uma infraestrutura de TI de computação em cloud é semelhante à infraestrutura tradicional. No entanto, os usuários finais podem acessar a infraestrutura via internet, com a capacidade de usar recursos de computação sem instalar localmente por meio da virtualização. A virtualização conecta servidores físicos mantidos por um provedor de serviços em uma ou muitas regiões. Em seguida, ele divide e distribui recursos, como armazenamento, para torná-los acessíveis aos usuários em quase todos os lugares em que uma conexão com a Internet possa ser feita. Como a infraestrutura em cloud normalmente é pública, ela é conhecida como uma cloud pública.
Uma infraestrutura de TI ideal
As configurações da infraestrutura de TI variam de acordo com as necessidades e objetivos do negócio, mas alguns objetivos são universais para todas as empresas. A infraestrutura ideal proporcionará um armazenamento de alto desempenho de negócios, uma rede de baixa latência, segurança, uma rede de área ampla otimizada (WAN), virtualização e zero tempo de inatividade.
- Os sistemas de armazenamento de alto desempenho armazenam e fazem backup de dados e incluem um sistema de recuperação de dados em caso de desastres.
- As redes de baixa latência usam componentes de infraestrutura de nível corporativo para reduzir o atraso do fluxo de dados.
- Uma infraestrutura segura inclui sistemas que controlam o acesso à informação e à disponibilidade de dados. Ele também pode proteger um negócio contra violações e ataques cibernéticos onde quer que os dados residam, mantendo a confiança dos clientes.
- As WANs gerenciam a rede priorizando o tráfego e oferecem a determinados aplicativos mais ou menos largura de banda conforme a necessidade.
- A virtualização oferece provisionamento de servidor mais rápido, aumenta o tempo de atividade, melhora a recuperação de desastres e economiza energia.
- O tempo de inatividade zero tem como objetivo reduzir interrupções nas operações de negócios e elimina o tempo de inatividade do sistema para manter os custos baixos e os lucros altos.
Fonte: https://www.ibm.com/
Foto: Freepik