Nada é pior do que receber uma chamada de que a rede está fora do ar ou que seu servidor parou de funcionar. Muitas vezes, a TI não tem a visibilidade necessária para se antecipar aos problemas de desempenho, o que significa que você fica no escuro até que um usuário ou cliente ligue para reclamar. Assim que ocorre uma interrupção, o tempo está correndo. E quanto mais demora para resolver, mais custa para você: tempo de equipe, perda de produtividade e satisfação do usuário final.
Roteadores e switches, servidores, dispositivos sem fio e aplicativos de todos os tipos precisam de uma solução de monitoramento de rede 24 horas por dia, 7 dias por semana. Manter o controle sobre todas as suas tecnologias críticas significa que você pode identificar e corrigir problemas rapidamente, antes que eles piorem.
Afinal, cada segundo de inatividade é prejudicial para o seu negócio.
Para te ajudar a entender melhor como manter o seu negócio lucrativo e no ar com o monitoramento de TI, aqui está todas as dúvidas que esse guia irá responder:
O que é monitoramento de TI?
O objetivo do monitoramento de TI é determinar o desempenho de sua infraestrutura de TI e dos seus componentes em tempo real. O monitoramento de TI permite que os usuários identifiquem problemas de TI imediatamente para tomar decisões bem informadas sobre uso dos recursos das máquinas, se estão sobrecarregadas, riscos de segurança de cibersegurança, entre mais outros dados.
A eficácia da detecção e prevenção proativa do tempo de inatividade depende totalmente da sua visão do seu ambiente de TI e dos dados recentes que você possui da sua infraestrutura. Para ajudar a entender melhor como eliminar os tempos em que sua empresa fica fora do ar, você necessitará de um sistema de monitoramento de TI.
Um sistema de monitoramento de TI que fornece os dados críticos que sua equipe precisa para reagir a incidentes pode significar a diferença entre o dano irreparável à sua reputação e o aumento do valor comercial da sua equipe.
Como funciona o monitoramento de TI?
Vamos começar explicando o que é a infraestrutura de TI. Ela é o conjunto que inclui todos os ativos necessários para fornecer e oferecer suporte a serviços de TI da sua empresa, como data center, servidores, redes, hardware e software de computador, armazenamento e outros equipamentos. Embora a infraestrutura de TI inclua ativos físicos e virtuais (software, máquinas virtuais, servidores virtuais, etc.), as políticas e processos de TI junto com os recursos humanos não são considerados parte da infraestrutura de TI.
Já o monitoramento da TI é um processo que pertence e é operado pelo setor de TI. Seu objetivo é coletar e analisar dados da infraestrutura de TI e aproveitar esses dados para melhorar os resultados de negócios e impulsionar a criação de valor para sua empresa.
As organizações implementam ferramentas de software especializadas em monitoramento de TI que agregam dados na forma de logs de eventos de toda a infraestrutura de TI da empresa.
Os logs de eventos são gerados automaticamente por computador por aplicativos ou dispositivos na rede em resposta ao tráfego da rede ou à atividade do usuário. Esses arquivos de log contém informações como a hora e a data em que o evento ocorreu, o usuário que fez login na máquina, o nome do computador, um identificador exclusivo, a origem do evento e uma descrição do tipo de evento. Alguns arquivos de log podem conter informações adicionais, dependendo do aplicativo de onde foram originados.
As ferramentas de software de monitoramento de infraestrutura de TI capturam arquivos de log de toda a rede e os agregam em um único banco de dados onde podem ser classificados, consultados e analisados por humanos ou algoritmos de máquina. Usando esse tipo de monitoramento de infraestrutura, as organizações de TI podem detectar problemas operacionais, identificar possíveis violações de segurança ou ataques maliciosos e identificar novas áreas de oportunidade de negócios.
O que preciso monitorar na minha infraestrutura de TI?
Qualquer dispositivo ou aplicativo conectado à rede de sua empresa é um vetor de ataque potencial para uma pessoa mal-intencionada que deseja obter acesso aos dados confidenciais de sua organização. Até mesmo os dispositivos de hardware devem ser monitorados continuamente quanto ao seu estado de saúde, já que certas falhas de hardware podem resultar em tempo de inatividade não planejado e/ou prejuízos financeiros.
O monitoramento de hardware captura métricas de sensores nos servidores e outros dispositivos da sua rede para ajudá-lo a evitar interrupções e manter o desempenho do sistema de qualidade. Isso pode incluir dados de vida da bateria, sensores de energia, corrente e tensão, sensores de velocidade do cooler e sensores artificiais definidos pelo usuário que coletam mais dados no sistema operacional. Monitorar os sensores do cooler, por exemplo, pode ajudar a identificar se ele está com defeito antes que sua falha cause o superaquecimento de um servidor ou computador.
O monitoramento de rede ajuda a verificar se a rede interna da sua organização está funcionando adequadamente e entregando os níveis esperados de velocidade e desempenho. Com as ferramentas de monitoramento de infraestrutura de TI, você pode rastrear as taxas de transferência e os níveis de conectividade que os usuários estão experimentando na rede, bem como monitorar as conexões de entrada e saída. O monitoramento de rede pode ajudar sua organização de TI a responder proativamente quando um usuário não autorizado tenta acessar sua rede.
O monitoramento de aplicativos é um aspecto crítico do monitoramento de TI. Os softwares implantados em seus servidores podem ser usados por membros de sua organização ou por clientes da empresa. Em ambos os casos, os aplicativos representam um vetor de ataque potencial para um hacker e uma fonte poderosa de dados sobre suas operações e negócios. Com as ferramentas de monitoramento, as organizações podem rastrear o comportamento do usuário nos aplicativos para obter insights operacionais, reconhecer ações suspeitas e identificar oportunidades de negócios.
Principais vantagens do monitoramento de TI
As informações coletadas por um sistema de monitoramento fornecem percepções para uma tomada de decisão mais informada. Nesses dados, podem incluir quais dispositivos da empresa são fundamentais para atender as metas e objetivos de sucesso ou chamar a atenção para aqueles que não estão mais acrescentando para o seu negócio.
Essas métricas podem ajudar a reduzir despesas operacionais e aumentar a produtividade, mostrando a maneira como os processos de negócios e fluxos de trabalho podem ser simplificados. Além dessas vantagens, aqui estão mais alguns benefícios advindos do monitoramento dos dispositivos de TI:
1 – Detecção precoce de problemas
Devido à expansão das tecnologias e usuários, detectar problemas precocemente na infraestrutura de TI tornou-se um grande desafio para as empresas nos dias de hoje. A equipe de TI deve monitorar dispositivos e serviços internos, remotos, na nuvem e pertencentes ao usuário.
As ferramentas de monitoramento de TI têm a capacidade de examinar e monitorar continuamente a atividade em todo o seu ambiente de TI. Os dados coletados por essas ferramentas de monitoramento fornecem uma visão profunda de cada coisa que está acontecendo dentro de cada um de seus recursos de TI e, portanto, fornecem detecção de problemas antes que se tornem um problema principal.
O monitoramento proativo de TI tem um efeito positivo em todos os seus recursos de TI e nos usuários finais desses serviços. Manter uma verificação regular e atualizada permite que você identifique qualquer tipo de discrepância do seu sistema de antemão.
2 – Notificações em tempo real
A notificação em tempo real é uma das principais vantagens que você pode ter com as ferramentas de monitoramento de TI. Eles não apenas o alertarão sobre o problema de desempenho, mas também tornarão mais fácil para você resolver esses problemas.
Mensagens de alerta ao vivo podem ajudar sua equipe a reagir rapidamente a tais situações. Com uma ferramenta de monitoramento de TI instalada, essas notificações podem ser recebidas instantaneamente em diferentes canais de comunicação, como e-mail, SMS, painéis integrados, etc.
As notificações de desempenho de TI em tempo real manterão uma verificação regular das estatísticas vitais de desempenho de seus dispositivos, servidores, redes e geram instantaneamente um alerta se você encontrar qualquer falha.
3 – Planejamento preciso para upgrades
Todos os dispositivos e serviços de TI têm um ciclo de vida que após o seu fim devem ser substituídos para obter o mesmo desempenho ou melhor desempenho. No entanto, você só pode ter uma ideia correta sobre a gradação desses dispositivos e serviços se estiver constantemente monitorando e rastreando a performance dos mesmos.
O monitoramento de TI ajuda a identificar problemas de desempenho com antecedência e permite que você mantenha um inventário válido de todos os dispositivos e serviços necessários que precisam ser alterados no futuro. Isso não apenas ajudará você a planejar o upgrade financeiramente, mas também a se preparar para quaisquer requisitos técnicos que irão junto com ela.
4 – Reconhecimento de ameaças de segurança
O monitoramento é muito importante para identificar ameaças à segurança em qualquer dispositivo, serviço ou em toda a sua infraestrutura de TI. Ele notifica você com antecedência sobre todas as ameaças que podem levar a uma violação de segurança, perda de dados ou qualquer outra vulnerabilidade de segurança ameaçadora.
As ferramentas de monitoramento de TI fornecem uma visão profunda de sua infraestrutura de TI para ajudá-lo a identificar quaisquer atividades suspeitas, como pico de tráfego incomum, dispositivos desconhecidos, etc. Isso fornece uma maneira eficiente de rastrear riscos à segurança, tomar ações preventivas e garantir a prevenção contra quaisquer preocupações relacionadas à segurança.
5 – Otimização dos custos com TI
O monitoramento de TI pode ter um grande impacto no ROI de sua empresa. Isso permitirá que a equipe de TI gaste menos tempo monitorando seus sistemas de TI e mais tempo entregando valor aos usuários finais.
Isso irá ajudá-lo com seus resultados financeiros significativamente – ou seja, aumentar a produtividade e o crescimento geral de seu negócio. O monitoramento de TI impedirá que sua equipe verifique manualmente o desempenho de TI, receba notificações de incidentes críticos com antecedência e reduza o trabalho necessário para manter seus sistemas de TI em ótimo estado.
Dicas para monitorar seu ambiente de TI
Escolha um parceiro fornecedor confiável – As empresas com setores de TI consolidados enfrentam uma escolha difícil quando se trata de monitoramento de infraestrutura de TI: “Compramos uma ferramenta de um fornecedor ou desenvolvemos a nossa própria?”. Na escolha de um parceiro/fornecedor confiável, você pode obter uma assistência e consultoria, te ajudando a configurar e obter o máximo valor de sua solução de monitoramento de infraestrutura de TI e até realizar todo o serviço para você. A experiência e conhecimento de um parceiro de TI certo valem o investimento.
Organize e priorize notificações – sua infraestrutura de TI gera grandes quantidades de dados todos os dias na forma de logs de eventos. Você precisará configurar seu software para entregar notificações sobre tipos específicos de eventos. Você deve determinar quais tipos de notificações têm a prioridade mais alta, pois eles representarão os eventos que requerem ação urgente. Sua equipe deve ser alertada imediatamente sobre grandes incidentes, como interrupções no servidor e possíveis violações de segurança, enquanto incidentes de menor urgência devem receber tratamento de menor prioridade.
Revise as métricas de linha de base e KPIs regularmente – as métricas e KPIs usados para configurar seu sistema de alerta podem não permanecer estáveis ao longo do tempo. É importante revisar periodicamente como esses alertas são configurados para determinar se alguma mudança é necessária.
Configure um Sistema de Alerta Preciso – Ao configurar alertas, vise a alta especificidade e alta cobertura. Quanto mais alertas você criar, maior será a probabilidade de que um evento importante chegue rapidamente ao seu conhecimento. Você pode desejar listar “eventos de alta prioridade” e configurar um alerta específico que corresponda a cada um. Configurar alertas com parâmetros muito específicos reduz o número de falsos positivos gerados pelo sistema de alerta.
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