É difícil imaginar o que poderia assegurar a sobrevivência de uma empresa, em um mercado globalizado, na era da transformação digital, sem o apoio e suporte de um bem estruturado ambiente de tecnologia da informação.
Uma questão essencial é que as empresas são organismos dinâmicos, quase com vidas própria. Uma hora está tudo calmo, outra uma loucura. E tudo o que os gestores das empresas menos querem nestas horas é problemas adicionais com sistemas caindo, rede de computadores lenta, usuários com produtividade afetada no momento em que mais precisam investir suas energias.
A infraestrutura de TI eficiente deve ser flexível o suficiente para que atenda aos objetivos da empresa, oferecendo a disponibilidade de recursos. A equipe de TI precisa ser extremamente ágil para atender os incidentes e tratar os problemas, fazendo projeções e melhorias. Entretanto, as equipes de suporte interno de empresas de menor porte nem sempre estão preparada para atender a diversas demandas, no tempo necessário.
Neste perfil de empresas, normalmente até 100 usuários, faz-se imperativo a adoção de padrões bem estabelecidos de TI para garantir disponibilidade de recursos e alto desempenho dos negócios. Problemas derivados da deficiência da infraestrutura de TI podem causar um impacto extremamente negativo.
Em muitos casos encontramos ambientes de TI que não suportam as demandas de crescimento pela ausência de recursos sobressalentes para situações de contingência, vivência de situações de sobrecarga. Como o dia-a-dia consome a equipe, falta tempo para realizar o planejamento e a gestão estratégica de TI E, caso não seja tempo o problema, é normal a falta de bagagem pra realizar este trabalho com a qualidade necessária.
Um bom planejamento evita muitos desperdícios de recursos futuros.
Fonte: suporte24x7.com.br
Foto: Freepik