O desenvolvimento tecnológico na sociedade tem ganhado muita força nos últimos anos. Não seria diferente dentro das empresas, que sentem a necessidade de adequar a sua estrutura para corresponder às expectativas do mercado e sofrem com muitos desafios de TI.
Investir em tecnologia pode parecer custoso à primeira vista, mas, é, na realidade, uma medida que ajuda a cortar gastos e otimizar processos.
A infraestrutura de TI pode ajudar o seu negócio a se destacar dos concorrentes e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.
Desafios de TI para pequenas e médias empresas
Para pequenas e médias empresas, os desafios de TI podem tomar uma proporção ainda maior. Afinal, com equipe reduzida e orçamento enxuto, fica mais difícil desenvolver o setor.
Alguns desafios, porém, são recompensadores e mostram resultados avançados. Agindo neles, o desenvolvimento tecnológico promete entregar vantagens competitivas aos pequenos e médios negócios.
#1. Virtualizar servidores
A virtualização de servidores é uma prática que oferece redução de custos com compra e manutenção de hardware, elimina incompatibilidades e ajuda a integrar diversos setores dentro da empresa.
Além disso, virtualizar servidores permite o acesso remoto e a mobilidade da equipe. Em tempos de pandemia de Covid-19, essa vantagem é ainda mais importante, já que reduz os limites geográficos para a aquisição de equipe.
#2. Fortalecer a segurança da informação
Vazamentos de dados podem levar a crises financeiras e estratégicas e comprometem muito o andamento do trabalho, além de afetarem a reputação do negócio.
Por isso, um dos principais desafios de TI para pequenas e médias empresas é fortalecer a segurança da informação. Para se proteger, algumas opções são encarar backups recorrentes, investir em monitoramento remoto e criptografia de dados.
Além disso, um service desk também pode ser uma boa opção para garantir a segurança dos dados empresariais. Não sabe por onde começar a fortalecer as informações de sua empresa?
#3. Implantar softwares de alta qualidade
Implantar softwares de alta qualidade é um dos desafios de TI que mais pode preocupar as empresas. Afinal, o software escolhido precisa ser eficiente na gestão dos processos.
Essa deve ser uma preocupação do gestor ao desenvolver o setor de TI. O desafio é recompensado pela qualidade aumentada nos processos e pela melhora da satisfação do cliente.
#4. Investir na experiência do cliente
Hoje em dia, não basta mais apenas oferecer um bom produto ou serviço para conquistar o cliente. O foco deve ser em encantar e fidelizar!
Para isso, é essencial investir na experiência do cliente, através de uma estratégia omnichannel e reforço no atendimento virtual. A tendência é que os consumidores priorizem empresas que ofereçam uma boa experiência.
Por isso, a dica é utilizar a tecnologia para desenvolver a experiência do cliente e oferecer ao consumidor o que ele está buscando. Assim, você une o melhor dos dois mundos, encantando o cliente e se destacando dos concorrentes.
Sabemos que empresas de pequeno e médio porte enfrentam diversos desafios de TI.
Fonte: 4infra.com.br/
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