A importância da TI nas pequenas e médias empresas

Vivemos na era da tecnologia da informação nas empresas. Quase todas as atividades que realizamos em algum momento são auxiliadas pelo uso de computadores, rede de transmissão de dados, softwares, enfim, uma infinidade de aparatos tecnológicos que facilitam nosso trabalho, otimizando atividades cotidianas e nos aproxima das pessoas, principalmente nesse momento de distanciamento social.

Tecnologia da Informação (ou simplesmente TI) é um conjunto de tecnologias utilizadas para o processamento e armazenamento de dados e comunicação entre pessoas e organizações. Com uso de computadores, softwares, redes, internet e envolvimento de profissionais especializados, a TI tem como premissa fazer com que essas atividades sejam elaboradas de forma cada vez mais rápida, inteligente e segura.

A área tem inúmeras especializações e atuações específicas. Porém, em pequenas e médias empresas nem todas as áreas e cargos são bem definidos, e nem todos os profissionais têm conhecimento sobre todas as ferramentas que podem auxiliá-lo como responsável técnico, como veremos a seguir.

Como é a TI nas pequenas e médias empresas?

Qual a importância da TI nas pequenas e médias empresas?

Apesar da Tecnologia da Informação representar um papel importante na estratégia de negócio de uma empresa, grande parte das organizações ainda não possuem essa visão.

Muitas ainda utilizam a Tecnologia da Informação apenas como uma ferramenta de suporte em uma necessidade específica. Especialmente nas pequenas e médias empresas, os computadores e arquivos digitais costumam não ter nenhum tipo de proteção corporativa, sistema de backup regular, meios de controle de navegação, dentre muitas outras ferramentas.

Os empresários e gestores devem ter em mente que com a evolução da tecnologia, mais de 90% dos processos empresariais são realizados digitalmente. Nada seria mais lógico do que investir em TI de maneira inteligente.

Por que empresas devem investir em Tecnologia da Informação?

Qual a importância da TI nas pequenas e médias empresas?

Uma vez que a TI faz parte da estratégia da empresa e grande parte dos processos internos da organização é induzida pela TI, é essencial garantir segurança de dados.

Mesmo em pequenas empresas, ter uma infraestrutura de TI irá garantir vários benefícios:

  • Proteção contra vírus, ataques de hackers e vazamento de informações;
  • Rapidez nos processos por ter um sistema fluído e ágil;
  • Diminuição ou extinção de problemas de queda de sistema ou indisponibilidade de recursos digitais;
  • Melhoria na produtividade e aproveitamento do tempo dos diretores e funcionários;
  • Automatização de processos que sem a TI seriam feitos manualmente;
  • Melhoria na comunicação e definição de metas, processos e tarefas;
  • Diminuição do impacto devido ao distanciamento social;

Segundo pesquisa feita pelo Instituto Ponemon, o Brasil é o país mais propenso a sofrer vazamentos de dados em todo o mundo. Segundo a notícia, 63% das pequenas e médias empresas no Brasil sofreram algum incidente com vazamento de dados em 2019.

Veja a seguir os problemas mais comuns nas organizações que não contam com a tecnologia da informação como aliada em seus negócios.

Problemas comuns nas pequenas e médias empresas

Qual a importância da TI nas pequenas e médias empresas?

Contar com hardwares e softwares desatualizados

Financeiro ou falta de conhecimento, são os motivos mais comuns para que empresas usem máquinas e programas que já estão desatualizados. Além de antigos, estes têm o risco de falharem e isso pode causar grandes prejuízos para a empresa.

Ignorar o Backup

O agrupamento e armazenamento seguro de informações é um dos recursos mais utilizados pelas empresas. Dados de clientes, planilhas, projetos, recursos e todas as informações digitais ficam armazenadas e integradas com a rede. Algo que era feito de forma física, ocupando espaço e dificultando o acesso.

Não fazer backup regularmente de forma efetiva e segura na empresa é algo extremamente preocupante. Além dos arquivos de operação da empresa, os clientes precisam se sentir seguros para confiar seus dados ao seu negócio. Além de arquivos perdidos, a falta de backup vai fazer com que exista uma perda financeira.

Falta de segurança

Como falamos aqui em nosso blog, empresas brasileiras têm se tornado alvos de ataques virtuais devido a vulnerabilidades dos seus sistemas informatizados. Esse cenário se agravou com grande parte da equipe nas empresas trabalhando em home office sem nenhuma ferramenta de controle e segurança em suas residências. Para que a empresa não se torne uma vítima de criminosos, é importantíssimo investir na segurança da informação.

Lentidão da internet

Em um mundo onde tudo e todos estão conectados grande parte do tempo, é imprescindível que qualquer empresa que queira ter uma imagem forte em frente ao mercado, tenha uma boa conexão com a internet 24 horas por dia. Problemas relacionados à conectividade e lentidão de sistemas, então entre os que dão mais dor de cabeça e perda de faturamento nas pequenas e médias empresas.

Ineficiência na área de TI

Uma das áreas que existe preocupação apenas quando os problemas aparecem, é a de TI. A grande maioria das pequenas e médias empresas não possui uma preocupação relevante em relação ao funcionamento adequado de processos, serviços e sistemas de tecnologia, lembrando apenas que tudo deve funcionar perfeitamente quando a tecnologia não os deixa trabalhar.

Mas, devemos lembrar que muitas empresas contam com profissionais despreparados, ou com ainda, pouco conhecimento. Parece algo pequeno, mas uma solução simples nem sempre é resolvida rapidamente e em grande parte das vezes, deixa os diretores muito irritados.

Muitos desses problemas de tecnologia da informação podem ser solucionados de forma rápida dentro das pequenas e médias empresas.

Guia de TI para pequenas e médias empresas

Qual a importância da TI nas pequenas e médias empresas?

O mercado de tecnologia da informação nas empresas é caracterizado por grande dinamismo, evolução constante e vem se tornando cada dia mais ativo no cotidiano da sociedade.

Com recursos humanos como seu principal capital e motor de desenvolvimento, o uso da tecnologia vê frequentes inovações e oferece múltiplas possibilidades de inserção do profissional da área no mercado de trabalho como: software, hardware ou na prestação de serviços.

Levando em consideração as atualizações e evolução constante na área, o profissional de TI necessita estar qualificado e atualizado tecnologicamente para atender às crescentes demandas do setor e prosperar na carreira. Conhecer as características, ferramentas, e informações necessárias para facilitar processos, é o que se espera desse profissional, tornando tais conhecimentos como fundamentais.

Para contribuir com este cenário, a empresa Lumiun disponibilizou o Guia de TI para Pequenas e Médias Empresas. O material vai ajudar o profissional de TI à exercer seu trabalho de forma mais eficaz nas pequenas e médias empresas.

O guia aborda os seguintes temas:

  • Backup
  • Antivírus e Antimalware
  • Roteadores e Switches
  • Firewall e Controle de Acesso à Internet
  • VPN – Rede Virtual Privada
  • Serviços de Domínio Active Directory
  • Suíte de Escritório
  • Armazenamento de Arquivos
  • E-mail Empresarial
  • Comunicação Corporativa
  • Gestão de Atividades e Processos
  • Helpdesk e Gestão de Atendimentos
  • Videoconferência

Você pode acessar a página do guia quando quiser, ou baixar o e-book e enviar para seus colegas e amigos.

Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/
Foto: Freepik

Open chat
Converse conosco pelo whatsapp!
Olá! Converse conosco pelo whatsapp.