Investir em tecnologia empresarial é considerado por muitos profissionais uma forma simples de aumentar a produtividade de um empreendimento e melhorar processos corporativos. Soluções de TI podem ser adaptadas em vários setores, criando novas fontes de receitas e serviços mais inovadores. Dessa forma, a empresa passa a ter uma capacidade maior de atender às demandas do seu mercado de atuação e, consequentemente, obtém lucros maiores.
Hoje, o mercado dispõe de inúmeras soluções para o meio corporativo. Ferramentas baseadas em ambientes de computação na nuvem, por exemplo, dão mais escalabilidade para operações e tornam os gastos com TI mais precisos. Por outro lado, novas formas de adquirir serviços e sistemas tornam estratégias mais rentáveis a médio e longo prazo.
Nesse cenário, saber investir em tecnologia empresarial é crucial para que a empresa possa otimizar processos e atingir novos mercados. Quer saber como isso pode ser feito? Então veja o nosso guia:
A tecnologia empresarial e o crescimento da empresa
Ao longo das últimas décadas, a tecnologia tornou-se presente em várias organizações. O uso de soluções de TI é apontado por muitos gestores como uma forma de melhorar processos, aumentar a capacidade de atender às demandas do mercado e ampliar os índices de produtividade de cada profissional da companhia. A longo prazo, a TI é vista como a chave do sucesso para organizações que buscam a sua modernização e aumento dos seus índices de produtividade.
Nesse cenário, empresas devem ver o departamento de TI como um setor estratégico, cujas atividades são fundamentais para o sucesso de vários processos. Sem ele, a infraestrutura de rede pode apresentar baixo desempenho, os investimentos em software se tornam pouco rentáveis e a definição de estratégias de mercado é prejudicada. Além disso, sem a troca eficiente de equipamentos, a empresa perde capacidade produtiva e reduz o seu nível de competitividade.
Há de se levar em conta, também, que muitos líderes empresariais consideram o investimento na área como uma estratégia de baixo retorno a médio e longo prazo. Em tempos de crise econômica, essa é uma abordagem a ser evitada, uma vez que um bom investimento em tecnologia empresarial pode reduzir custos e otimizar várias rotinas.
A tecnologia empresarial deve também ser vista como uma forma de cortar custos, aumentar a qualidade final dos serviços e produtos fornecidos ao mercado e otimizar as estratégias existentes. Consequentemente, o nível de inovação de toda a cadeia de serviços será ampliado gradativamente.
Em um momento no qual a tecnologia ganha uma força cada vez maior na definição de estratégias operacionais, a valorização das políticas de TI é fundamental para garantir o crescimento do negócio a médio e longo prazo. A empresa deve criar estratégias para otimizar recursos, alinhar objetivos e definir investimentos de alto retorno. Dessa forma, riscos e falhas serão eliminados com mais agilidade, criando processos mais lucrativos e inovadores.
Pense em sua infraestrutura
Possuir uma boa infraestrutura de TI é crucial para que negócios consigam otimizar os seus processos e garantir o sucesso da sua estratégia operacional. Por meio de boas metodologias, métricas e investimentos bem planejados, gestores de TI conseguem criar uma política de gestão de alta performance. Assim, os dispositivos e sistemas corporativos poderão atender a todas as demandas do empreendimento, criando serviços de alto valor agregado.
Nesse sentido, uma das maneiras mais simples de identificar problemas e avaliar o sucesso das abordagens já existentes é o uso de métricas e indicadores. A partir deles, a empresa pode rastrear o impacto de cada medida tomada e identificar gargalos em serviços e em parte da infraestrutura. Além disso, os modelos utilizados para otimizar a infraestrutura terão um impacto maior nas operações da companhia.
Entre as principais métricas que podemos utilizar no ambiente de TI, destacam-se:
- tempo de indisponibilidade de sistemas;
- nível de latência da rede;
- tempo médio de atendimento;
- número de chamados atendido pelo suporte;
- número de falhas operacionais em sistemas críticos;
- gasto médio com a manutenção de ativos.
Essas são algumas das métricas que podem ser utilizadas para avaliar a performance de profissionais e sistemas no dia a dia do negócio.
As relacionadas ao suporte ao usuário, por exemplo, facilitam a identificação de problemas e pontos da infraestrutura que precisam de melhorias. Já as relacionadas ao nível de latência, podem ser utilizadas para que o gestor de TI avalie se não é necessário investir em novas tecnologias e cabeamentos.
Para tornar a gestão da infraestrutura voltada para as necessidades de usuários, a empresa pode alinhar estratégias com outros setores do negócio.
Esse processo deve ser abrangente. Gestores precisam identificar objetivos em comum e avaliar qual a melhor forma de manter uma infraestrutura de TI voltada para as metas de médio e longo prazo do empreendimento. Assim, será possível realizar investimentos em novas tecnologias empresariais e tomar medidas que ampliam a capacidade de dispositivos tornarem processos internos mais eficazes.
Atualize frequentemente suas tecnologias
A tecnologia está em constante mudança. Toda semana o mercado passa a contar com novas soluções, gadgets e sistemas. E conforme os avanços na área se tornam mais frequentes, saber investir nas soluções corretas é crucial para que a empresa saiba fazer escolhas com alto retorno financeiro.
O investimento em novas tecnologias deve ser visto como uma forma de tornar processos mais eficientes e aumentar o nível de competitividade da empresa. Novas formas de executar processos são desenvolvidas, times passam a atuar com maior integração e inovam mais. Como consequência, a execução de serviços torna-se mais ágil e alinhada com os objetivos do mercado.
Saber fazer o investimento correto em TI é fundamental para que a empresa consiga ter uma estratégia eficaz e com alto retorno. Gestores de TI devem estar preparados para avaliar as soluções disponíveis do mercado e escolher as que podem solucionar os problemas enfrentados pelo negócio no seu dia a dia. Nesse sentido, o uso de métricas pode ser uma estratégia eficaz para avaliar o retorno que um novo produto ou sistema pode dar ao empreendimento.
Um dos principais indicadores utilizados por empresas para avaliar o impacto de um investimento é o ROI. Sigla para Return Over Investment (algo que em português pode ser traduzido como Retorno Sobre o Investimento), essa métrica facilita a análise da viabilidade de um projeto ou da compra de uma nova solução de TI. Assim, gestores conseguem identificar quais são as opções com maior custo-benefício disponíveis para compra e fazer uma escolha que vai agregar valor aos processos da empresa.
Para o cálculo do ROI ser preciso, a empresa deve levar em conta uma série de fatores. O gestor deve levantar dados sobre o índice de produtividade de todos os setores que serão afetados pela nova ferramenta, avaliar pontos que necessitam de melhoria e os custos operacionais das rotinas que são impactadas pelo investimento. Uma vez que tais dados sejam levantados, os ganhos causados pelo novo equipamento ou sistema devem ser mensurados.
O aumento de produtividade terá um grande impacto nas receitas? A diminuição de erros e o aumento do nível de automatização de processos tornará as rotinas eficientes? Quanto tempo o possível aumento nos lucros vai compensar o valor gasto no investimento? Estas perguntas devem nortear o cálculo do ROI.
No entanto, muitas vezes, novas tecnologias não estão diretamente ligadas a novas fontes de receitas. Sistemas de cloud backup, por exemplo, são bons investimentos por tornarem a infraestrutura de TI mais robusta e confiável. Diante disso, a empresa deve não só avaliar fatores financeiros mas também os ganhos internos e operacionais que vão existir após o gasto com novas tecnologias empresariais.
Use a comunicação unificada a seu favor
A comunicação é uma parte fundamental da rotina de qualquer empresa. Possuir times integrados é um fator que influencia nos lucros do negócio, reduz erros e o nível de conflitos internos. Diante disso, companhias devem criar estratégias que facilitem o desenvolvimento de um ambiente de trabalho com alto nível de colaboração, eliminando problemas na troca de dados entre profissionais.
Uma das formas de atingir esse objetivo é investindo na comunicação unificada. Essa estratégia é voltada, principalmente, para negócios que contam com um grande número de canais de comunicação. Eles podem ser gerenciados por meio de uma estratégia mais simples, que centraliza o esforço do negócio e melhora a troca de informações no ambiente.
Soluções como o Skype for Business integram, em um único local, chamadas de áudio, videoconferência, VoIP e mensagens instantâneas. Como consequência, a comunicação entre pessoas torna-se mais simples e econômica. Entre as vantagens do uso de uma estratégia de comunicação unificada, podemos destacar:
Redução de custos
Conforme a comunicação entre profissionais torna-se mais ágil e mais integrada, o custo com a troca de dados torna-se menor progressivamente. Ainda que a empresa mantenha todos os canais tradicionais de comunicação (como e-mail e telefone), profissionais passarão a utilizar canais mais econômicos para comunicações menos prioritárias ou que não precisam de registro posterior.
Nesse sentido, conversas que antes eram realizadas por telefones serão realizadas via VoIP ou aplicativos de IM. Por sua vez, reuniões serão realizadas em serviços de videoconferência, como o Skype for Business, eliminando a necessidade de pessoas se deslocarem para um local em comum para definir estratégias.
Ganho de produtividade
Através da melhoria no fluxo de trabalho do negócio, um dos primeiros impactos a serem notados pela adoção de uma estratégia de comunicação unificada é o ganho de produtividade. Empresas conseguirão eliminar grande parte do tempo gasto checando informações pessoalmente. Logo, profissionais conseguirão direcionar mais tempo nas atividades prioritárias da empresa e em projetos críticos. A integração das plataformas de comunicação com a web e dispositivos móveis impedem que a adoção de rotinas como as de home office impactem negativamente no trabalho de cada profissional. Será possível trabalhar em casa ou durante viagens sem que a rotina de equipes seja prejudicada. Além disso, em um ambiente de trabalho mais confortável, a produtividade de um profissional aumenta naturalmente.
Registros de troca de informações unificado
Utilizando uma plataforma unificada para troca de informações, a capacidade da empresa recuperar registros sobre conversas é ampliada. Gestores de TI terão rotinas de backup simplificadas, uma vez que o número de bancos de dados necessários para armazenamento de arquivos será reduzido. Assim, a qualquer momento, a empresa poderá recuperar um e-mail ou mensagem enviada por um app de mensagem instantânea.
Armazene os arquivos na nuvem
Nos últimos anos, a computação na nuvem tornou-se uma das principais tendências entre principais tecnologias empresariais do mercado. Em ambientes de cloud computing, serviços computacionais, sistemas de TI e mesmo plataformas de desenvolvimento de software integrado podem ser executadas. Mas, nesse cenário, poucas soluções são tão populares quanto os serviços de armazenamento na nuvem.
Ferramentas como o Microsoft OneDrive e o Dropbox tornaram-se conhecidas entre usuários comuns e corporativos com a popularização da internet de alta velocidade e os dispositivos móveis compatíveis com redes sem fio 3G e 4G/LTE. Diante da necessidade de usuários de smartphones, tablets e notebooks modificarem seus arquivos em qualquer local, novos serviços de cloud storage ganharam força. Eles sincronizam dados entre aparelhos automaticamente, dando maior mobilidade aos seus usuários.
No ambiente corporativo, além da maior mobilidade, os serviços de armazenamento na nuvem possuem como uma de suas vantagens o ganho de produtividade operacional que é proporcionado para empresas. Por meio da viabilização de rotinas de trabalho mais flexíveis, como as de home office, negócios conseguem tornar o dia a dia de seus profissionais mais simples e ágil. E por serem capazes de editar documentos e arquivos importantes em qualquer local com acesso à internet, a prestação de serviços torna-se mais competitiva.
O serviço de cloud storage ideal permite a edição e o acesso a arquivos em vários ambientes com alto nível de confiabilidade. As sincronizações devem ser realizadas em conexões protegidas contra ataques e os dados salvos em servidores com uma política de segurança e privacidade sólida. Dessa forma, os arquivos corporativos serão visualizados apenas pelas pessoas corretas. Sempre opte por empresas com experiência no mercado e um bom histórico.
Avalie o SLA (Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço, em tradução livre) para identificar se as normas do serviço estão de acordo com as necessidades do empreendimento. Além disso, o nível de suporte que é fornecido ao usuário deve ser verificado. Ele será crucial em momentos onde algum problema ocorrer.
Empresas devem considerar o investimento em serviços de armazenamento na nuvem uma estratégia que dá mais mobilidade e competitividade para os negócios. Custos com TI tornam-se mais precisos e profissionais ganham mobilidade. Junto com outros fatores, o impacto causado pelas soluções de cloud storage auxiliam empresas a terem serviços mais eficazes e capazes de gerar receitas mais amplas.
Implemente o cloud backup
A realização de backups faz parte do dia a dia de qualquer empreendimento que conta com uma infraestrutura de TI complexa e/ou de grande porte. Manter dados a salvo de problemas com equipamentos, falhas de software e desastres é crucial, especialmente em um cenário no qual a tecnologia empresarial possui uma grande importância para negócios que trabalham com uma rotina integrada a ferramentas de TI.
Hoje, vários meios podem ser utilizados para armazenar cópias de dados importantes e, em um cenário no qual a mobilidade tornou-se valorizada, o cloud backup é uma das principais opções entre gestores de TI.
Essa solução leva as principais vantagens de soluções de computação na nuvem para as rotinas de backup corporativo. A maior escalabilidade, por exemplo, permitirá que empresas modifiquem a quantidade de armazenamento disponível para o salvamento de snapshots com facilidade. Como consequência, a política de backup terá uma capacidade maior para se preparar contra mudanças repentinas nas necessidades de cada setor.
Com uma grande disponibilidade, gestores de TI conseguem armazenar e restaurar informações importantes a qualquer momento. Não há a necessidade da empresa possuir um profissional localizado dentro do ambiente corporativo para recuperar informações que tenham sido removidas por falhas operacionais ou erros humanos. Como consequência, o impacto causado por incidentes será reduzido drasticamente.
Entretanto, os modelos de negócio desse tipo de solução vão impactar diretamente na capacidade do empreendimento de investir em tecnologia empresarial a médio e longo prazo. Com gastos variando conforme a quantidade de armazenamento contratada, a empresa terá um custo operacional mais preciso. Consequentemente, o negócio pode avaliar melhor as suas estratégias e realizar investimentos de maior retorno financeiro.
Invista em consultoria especializada
Nem toda empresa possui suporte financeiro para investi na criação de um departamento de TI completo com profissionais designados para suporte a usuário, manutenção de infraestrutura e criação de rotinas mais eficientes. Neste caso, a contratação de um serviço de consultoria pode ser uma alternativa atraente, tanto para pequenas empresas (que possuem orçamentos enxutos) e grandes negócios (que buscam eliminar gastos mais facilmente).
O serviço de consultoria irá avaliar profundamente todas as políticas de TI do negócio e identificar problemas, gargalos operacionais e pontos que necessitam de melhoria. Além disso, o consultor vai indicar novos investimentos, ferramentas e tecnologias empresariais que possam tornar o fluxo de trabalho da empresa mais ágil e eficaz. No entanto, algumas medidas devem ser tomadas antes de contratar uma empresa da área, dentre as quais podemos destacar:
- avaliar o histórico da empresa;
- pedir o feedback de clientes antigos;
- avaliar se o perfil da consultoria é compatível com as necessidades do empreendimento.
Seguindo tais passos, a empresa pode encontrar uma consultoria capaz de proporcionar um serviço de qualidade e dentro das expectativas do negócio. Assim, a companhia otimizará as suas atividades e definirá rotinas mais inovadoras e econômicas, alinhadas com os principais padrões do mercado.
Diga não à pirataria
O licenciamento de software é considerado por muitas empresas um investimento de baixo retorno. Diante da facilidade de encontrar sistemas piratas na internet, muitos empreendimentos optam por não contratarem soluções distribuídas legalmente. No entanto, esse tipo de atividade deve ser evitada ao máximo diante dos prejuízos legais e de performance que um programa pirateado pode causar à companhia.
O uso de programas obtidos ilegalmente pode colocar toda a infraestrutura de TI do negócio em risco. Esse tipo de aplicação não passou por uma série de certificações de segurança. Diante disso, não há como garantir que o código não tenha sido alterado para capturar informações privadas do usuário.
Bugs e falhas de segurança não são eliminados por meio de updates. Sem o suporte a atualizações, o programa terá chances maiores de apresentar erros e travamentos conforme for utilizado. Além disso, os usuários do aplicativo ficarão privados de novas atualizações.
Para eliminar o uso de softwares não licenciados, várias estratégias podem ser utilizadas. Entre as mais populares, podemos destacar o uso de ferramentas ofertadas por meio da computação na nuvem e os programas de código aberto. Ambos podem ser adaptados para vários cenários, criando rotinas operacionais mais eficazes e produtivas.
Os programas de código aberto, também chamados de open source, são conhecidos por serem gratuitos e mantidos por uma grande comunidade de entusiastas. Cada ferramenta pode ter o seu código fonte alterado pelo usuário. Assim, a empresa que investir nesse tipo de estratégia terá um sistema totalmente personalizado para as suas necessidades.
Por outro lado, os programas executados em ambientes de cloud computing (normalmente licenciados pelo modelo Software as a Service) são baratos, escaláveis e fáceis de serem acessados. A empresa paga uma assinatura conforme o número de usuários da aplicação, tornando os gastos com licenciamento de software mais precisos. Além disso, a possibilidade de acessar a ferramenta remotamente dá mais versatilidade aos processos internos do negócio.
Outra vantagem de softwares licenciados pela nuvem é a possibilidade de receber e instalar atualizações com agilidade. Ao contrário de ferramentas executadas localmente, softwares como o Office 365 podem ser distribuídos com alguns cliques. Assim, o tempo necessário para usuários migrarem para uma nova versão reduz drasticamente.
Conclusão
Segundo a empresa de consultoria em tecnologia empresarial Gartner, em 2017 os investimentos em TI devem crescer 2,9%, atingindo a cifra de US$ 3,4 trilhões. Mesmo em um cenário de crise, empreendimentos devem continuar trocando equipamentos, migrando sistemas e adquirindo soluções que tornam processos mais ágeis e simples. Eles impactarão todas as áreas do empreendimento, afetando (positivamente) os índices de inovação e qualidade.
Investir em tecnologia empresarial torna empresas mais competitivas e aumenta receitas a médio e longo prazo. Com rotinas mais eficientes, o negócio pode atender com mais precisão às demandas do mercado e tornar o seu portfólio de serviços mais eficaz. Assim, novos mercados consumidores são alcançados com mais facilidade, contribuindo diretamente para a manutenção de um ciclo de lucratividade contínuo.
Fonte: noventiq.com.br
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