É pouco provável que haja empresas que não façam uso de nenhum recurso tecnológico nos dias atuais. Como eles trazem muitas facilidades, a maioria das organizações tem ao menos um computador que a ajude a colocar em ordem as tarefas e informações do dia a dia. Contudo, ao fazerem isso, elas passam a correr o risco de sofrerem com alguns problemas, especialmente, se não tiverem uma equipe de suporte de TI para realizarem as manutenções recomendadas.
Hardware/Software desatualizados
Por motivos financeiros ou simples desconhecimento, é muito comum que as empresas usem máquinas e programas que já estão desatualizados em relação às últimas inovações. Além de obsoletos, hardwares e softwares antigos têm o risco de falharem e isso pode causar grandes prejuízos para a empresa.
Também acontece de a empresa não dispor de uma rede de internet suficientemente rápida e que suporte a demanda interna. Como cada vez mais funções dependem de boa conectividade, toda vez que há alguma queda de conexão ou muita lentidão no serviço, a organizam perde tempo e, consequentemente, dinheiro.
Não fazer backup
Dentre as várias possibilidades oferecidas pela tecnologia, o agrupamento e armazenamento de informações é um dos recursos mais utilizados pelas empresas. Planilhas, projetos, banco de dados e outros recursos antes ficavam em arquivos físicos que ocupavam espaço e eram difíceis para acessar, agora são visualizados e alimentados com grande facilidade se estiverem integrados em rede.
Entretanto, é de extrema importância que seja feito o backup regular desses arquivos. Imprevistos, panes, ataques e muitos outros acidentes podem acontecer e fazer a empresa perder tudo. Mais uma vez, isso pode trazer prejuízos financeiros, que podem ser ainda maiores se o ramo de atuação da organização for ligado à manipulação de dados.
Falta de segurança
Este é um problema que pode acometer empresas dos mais diferentes tamanhos, já que a cada dia que passa as organizações estão mais conectadas e, com isso, ficam mais expostas a tentativas de invasão. Além disso, com a cultura do home office, empreendimentos que não fornecem equipamentos devidamente protegidos aos funcionários ou os conscientizam a assegurar os seus próprios, aumentam os riscos de as informações do empreendimento vazarem ou serem corrompidas.
Falta de visão estratégica
Muitas organizações ainda negligenciam a área de TI e subestimam as potencialidades das inovações tecnológicas. Como consequência, seus diretores não veem a área com o destaque que ela merece e acabam a ignorando até surgir algum problema grande.
Também é comum que não seja destinada a verba necessária para assegurar a manutenção dos equipamentos e dos softwares, obrigando os responsáveis pela TI a fazerem escolhas que podem impactar o desempenho da empresa ou, ao menos, retardar o crescimento dela.
Área de TI ineficiente
A inexistência de uma área ou de uma equipe terceirizada que ofereça o suporte de TI é um problema para as empresas. Isso porque, sem esse serviço essencial, as organizações ficam expostas a um efeito dominó de problemas relacionados à manutenção dos servidores e máquinas, elaboração de estratégias, segurança e prevenção de riscos.
Algumas organizações alegam que não dispõem de verba para estruturar uma área especializada e com profissionais capacitados.
Fonte: https://www.penso.com.br/
Foto: Freepik