Você conhece todos os modelos de terceirização de TI disponíveis no mercado hoje? Quer saber como fazer para ter um pouco de sucesso na parte tecnológica da sua empresa sem desembolsar grandes fortunas? Então confira aqui algumas opções interessantes para atuar na área.
O grande dilema da Tecnologia da Informação não é nem exatamente como você vai resolver determinados problemas, mas sim lutar contras as mais variadas situações corriqueiras que travam a produtividade real.
A tendência de modelos Home Office parece ter transformado tudo em um nível acima ainda mais caótico.
Entretanto, na hora de escolher um modelo para realizar este tipo de ação, é bem comum que você acabe infelizmente tendo que lidar com uma série de termos e possibilidades um tanto quanto confusos.
Suporte de TI x Terceirização de TI
Primeiramente é importante falar sobre um grande debate de termos que contrasta o suporte de TI com a terceirização de TI. Ambos são modelos com várias diferenças e que precisam ser explicadas aqui.
As empresas normalmente contratam o suporte de TI quando são ainda de pequeno porte. Aquelas que possuem no máximo cerca de 50 profissionais. Sendo que muito do trabalho pode ser prestado remotamente, e mesmo os presenciais são feitos com agendamento.
Ou seja, você não vai ter uma equipe presencial, nem mesmo de uma pessoa, o tempo todo na sua empresa.
Provavelmente a equipe responsável também atenderá outras empresas em suas necessidades, entretanto nada disso é feito de modo a sobrecarregar o time e tornar inviável o trabalho que você necessita.
Por um lado é um serviço bem mais em conta, mas infelizmente tem suas limitações. Se a sua empresa for pequena, ainda assim vale a pena.
Agora, empresas que passam de 50 pessoas com certeza encontram um melhor resultado ao terceirizar o setor de TI. Primeiramente temos a vantagem de que terceirizar o TI garante, em muitos casos, uma equipe presencial fixa, tudo depende do que for acordado.
Além disso, é bem possível que haja uma garantia de exclusividade das contratações. O que faz com que a atenção esteja totalmente focada no seu setor específico ou empresa.
Sendo assim, existem divisões do modelo de trabalho, que vamos debater a seguir.
3 principais modelos de Terceirização de TI
Embora estes termos sejam mais fáceis para iniciar uma negociação, é possível perceber que não são propostas fechadas. Você ainda vai poder encontrar outras maneiras interessantes de atender às necessidades da sua empresa.
Tudo depende de uma boa negociação de acordo com o que for proposto por ambas as partes.
Dito isto vamos conferir os tipos principais de modelos:
1 – Help Desk
Este primeiro modelo normalmente está focado em ter um atendimento rápido para as necessidades dos usuários finais.
A maioria das ações são feitas através de um atendimento remoto, que pode funcionar dentro da própria empresa. Mas em geral, as ações não trabalham diretamente com infraestrutura, e sim com orientações de software, acessos para partes da rede, troca de senhas de email e por aí vai.
O gerenciamento pode até mesmo ser feito através de um software próprio sem que haja a necessidade de interação direta com um atendente.
2 – Service Desk
O Service Desk é um modelo que está um patamar acima do Help Desk. Aqui você irá encontrar ações que não só olham para problemas básicos, mas que também trabalham para garantir uma série de resultados no longo prazo.
Assim, quando um profissional desta área resolve um problema ele também se preocupa em analisar a situação para encontrar um melhoramento viável para que tais coisas não aconteçam.
Desta forma você tem o protocolo ITIL aplicado na prática, garantindo um aperfeiçoamento constante até atingir a perfeição necessária para a operação.
3 – Field Service
O Field Service, ou Serviço de Campo, é a área mais “mão na massa” de todo o TI. Neste caso as pessoas estarão disponíveis presencialmente ou de plantão na sua empresa, para garantir o bom andamento dos processos.
O foco aqui também é mais voltado para serviços de infraestrutura, reparando cabos e até mesmo dando manutenção presencialmente em alguns servidores. Garantindo que haja uma resposta imediata para problemas urgentes.
É crucial para manter operações de grandes empresas.
Fonte: https://nobug.com.br/
Foto: freepik